O Green Project (GP) é um projeto social, com equipa e estrutura autónoma do IDD, gestão administrativa e financeira próprias, cuja missão é desenvolvimento contínuo de um leque de projetos rentáveis/financiáveis e boas práticas de gestão agro-económica que promovam o desenvolvimento de agro-negócios sustentáveis e assim garantir a segurança alimentar em Cabo Verde, destacando-se como principais áreas de atuação:

  • Gestão integrada da Água;
  • Promoção da agricultura Moderna;
  • Promoção da agricultura periurbana;
  • Eleição de técnicas modernas de marketing para a conservação dos produtos nacionais;
  • Criação de networking e logística para a comercialização dos produtos no mercado nacional e internacional;
  • Formações e intercâmbios com universidades nacionais e internacionais no domínio da Agro-economia e áreas afins;

O Processo de consolidação da democracia requer, a todos os níveis, um alinhamento permanentemente entre as ofertas de serviços/produtos criados pelos operadores políticos, econômicos e sociais e as constantes demandas dos cidadãos, sejam eles simples consumidores ou eleitores que procuram informar as suas decisões. A sociedade contemporânea, por sua vez, caracterizada pelo esbatimento fronteiriço em todas as dinâmicas da vida social, tem, hoje mais do que nunca, proporcionado uma ordem do visível e do dizível cujos (re)fluxos exigem uma constante atualização e sistematização, tanto no sentido de orientar as apetências e o “consumo” dos utentes como para a qualificação das decisões dos seus provedores.

No sentido de que a quantificação e a sistematização de dados permitam destes subtrair uma “renda de informação”, com utilidade e valor calculáveis para as tomadas de decisão, o IDD - Instituto Democracia e Desenvolvimento, ONG independente e privada, cria o IDD – Barômetro. Uma agência de sondagem, cuja atuação visa adensar e proporcionar conhecimentos que auxiliam a comunicação, o consumo e informação, predizendo o mercado econômico e eleitoral.

Para comandar a concepção das sondagens e interpretação dos seus resultados, bem como para uma melhor regulação política nos planos intelectual, deontológico e legal o IDD-Barômetro será registada junto da ARC - Agência Reguladora de Comunicação de Cabo Verde e vai dispor de uma Bolsa de Inquiridores composta pelos jovens universitários e um Corpus de Pesquisadores, juniores e seniores, especialistas em áreas diferenciadas de formação, treinados e experimentados no domínio das sondagens.

No âmbito da sua vocação como Instituto de pesquisa, consultoria, assessoria e formulação de políticas públicas de desenvolvimento, o Instituto pretende dedicar especial atenção ao Desenvolvimento Local, através de forte parceria com Municípios de Cabo Verde.

No seu processo de consolidação as neófitas democracias precisam incorporar nas suas tomadas de decisão sabedorias e experiências provenientes das mais variadas latitudes e campos. A par da incorporação dos inputs provenientes das suas congêneres bem estabelecidas, também, são lhes úteis a existência de um task-force nacional capaz de corrigir as derivas universalizantes do desenvolvimento, baixando-as a contextos específicos, mediante novas interpretações e correções.

É neste sentido que o IDD - Instituto Democracia e Desenvolvimento, ONG independente e privada, cria uma Bolsa de Consultores e Pesquisadores (nacionais e internacionais), denominada de IDD – Research and Ressource composta por indivíduos com formação e experiência em diversos campos do conhecimento. Estes possuem com o IDD o vínculo de consultor/pesquisador associado. Enquanto força-tarefa disponível na ONG os seus serviços e ressarcimento serão contratualizados mediante projetos específicos que vierem a tomar parte consoante as suas áreas.

Enquanto associados estes profissionais colocam a sua expertise, em matéria de consultoria e pesquisa, ao serviço da ONG IDD e, com aquele, agregam valor em todos os eixos da atuação deste, como IDD Capital, IDD Barômetro e DNA Praia.

Os seus currículos já se encontram na base de dados do instituto e, doravante, serão por eles atualizados através de uma senha pessoal concedido para o acesso. No quadro que se segue pode-se observar que o IDD-RR encontra-se dotado de recursos humanos que se operacionalizam através de cinco grandes áreas, a saber: