Início Quem Somos

O Instituto Democracia e Desenvolvimento (IDD) é uma ONG privada, apartidária, independente e sem fins lucrativos, que actua em prol do desenvolvimento de Cabo Verde com foco em três áreas que consideramos chaves para o desenvolvimento das Organizações e das Pessoas, a saber:

a) DNA PRAIA: Incubadora de negócios e projetos sociais;
b) IP-DD: Formação de lideranças executivas para o sector público e privado;
c) IDD CONSULTORIA: Consultoria em políticas públicas, desenvolvimento local, financiamento de projetos e gestão de negócios;

Fundada a 5 de Abril de 2012 e ao longo dos últimos anos temos realizado uma série de conferências, debates desenvolvimentistas e ações de formação para executivos, tendo passado já pelo IDD mais de mil cabo-verdianos sendo empreendedores, quadros técnicos, gestores públicos e privados, empreendedores ou dirigentes de ONGs.

O Instituto tem como objetivos fundamentais a pesquisa, defesa, formação, promoção e divulgação do património histórico, filosófico, jurídico e político em matéria de Liberdade e Democracia, no Mundo e em Cabo Verde, assim como a proposição de políticas públicas tendentes à sua consolidação no país.
Cabo Verde é um país com futuro promissor. O continente africano também. O motor das mudanças serão em primeiro lugar as Pessoas. Por isso, a melhor e primeira aposta deverá ser na capacitação das pessoas e suas competências, sejam técnicas, humanas, físicas, de gestão ou liderança.
O Instituto Democracia e Desenvolvimento (IDD) ambiciona ser um catalisador em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e de África, promovendo o desenvolvimento das pessoas, empresas e instituições. Para cumprir essa missão o Instituto atua com foco em três áreas que consideramos essenciais: a) Incubação de negócios e projetos sociais; b) formação de executivos e lideranças para o sector publico e privado; c) Consultoria em gestão, financiamento, desenvolvimento local e políticas públicas.
  • Exigência: um nível de competências mediano produz resultados medianos. Temos de ser excelentes e atingir níveis de desempenho e de competências elevados.
  • Especificidade (s): um País pequeno e insular. Os nossos problemas, pessoas e instituições têm especificidades. Temos de as conhecer e de as tratar de forma diferenciada.
  • Resultados: o foco não pode ser em meras actividades, meios e estruturas. Temos de ser efetivos e produzir resultados.
  • Sustentabilidade: encontrar e implementar soluções eficientes, de baixo custo (low cost), adaptadas à nossa dimensão e realidade, duradouras, com respeito pelo ambiente e pelas pessoas;
  • Inovação: encontrar soluções novas e concretas, pensar diferente, ousar e inventar.
  • Internacionalidade: um país pequeno e lusófono precisar esta ligado ao Mundo, cooperando, aprendendo línguas, usando tecnologias, investindo em parcerias e na mobilidade de pessoas, recursos e tecnologias.

Órgãos sociais

Milton Paiva

Presidente IDD

Milton Paiva é co-fundador do IDD. A nível profissional é Advogado e Consultor de empresas e instituições públicas na área jurídica. Exerceu também as funções de Consultor da CEDEAO e da União Afric...
(saber mais...)

Mirza Brito

1ª Vice-Presidente

Licenciada em Relações Internacionais e Pós-graduada em Administração Pública.
(saber mais...)

João de Pina

2º Vice-Presidente

Mestre em Economia
(saber mais...)

José Vaz Furtado

Secretário Geral

Doutorando em Território Risco e Políticas na Universidade de Coimbra | Mestre em Políticas Públicas e Administração Local pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde | Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior da Comunicação Social de Lisboa, desde 2003 | Formador, Consultor, Coordenador de Projectos e Director de Comunicação do IDD| Coordenador e Apresentador do Programa de TV Minuto Verde da QUERCUS CV.
(saber mais...)

Evelin Pires Zego

Vogal do CA

Engenheira Informática
(saber mais...)

Carlos Monteiro

Vogal do CA

Engenheiro de Telecomunicações
(saber mais...)

Carine Borja

Vogal

Licenciada em Gestão
(saber mais...)